E quando o natal não é como os comerciais ?
- Livia Oliveira
- 21 de dez. de 2024
- 1 min de leitura
O final do ano, com seus comerciais cheios de famílias unidas e momentos perfeitos, pode ser um período especialmente difícil para quem vive relacionamentos familiares complicados ou não encontra na realidade a magia do Natal que imaginava.
É comum sentir tristeza ao perceber que as festas de fim de ano nem sempre correspondem à idealização que vemos na mídia. Talvez você não tenha aquela família “de comercial”, e tudo bem. Toda família tem seus desafios, e nem sempre é possível construir um ambiente perfeito.
Que tal, então, ressignificar esse momento? Ao invés de focar no que falta, você pode escolher vivê-lo ao lado de quem te faz bem, mesmo que isso signifique celebrar com amigos, colegas ou até consigo mesma.
A psicologia nos ensina que o mais importante é o significado que você dá às suas experiências. O Natal e o Ano Novo não precisam seguir um roteiro idealizado. Eles podem ser um momento de reconexão com o que realmente importa para você.
Se as festas trazem ansiedade ou tristeza, lembre-se: é válido sentir, acolher suas emoções e fazer escolhas que respeitem seu bem-estar. Não existe uma forma única ou certa de celebrar. O que importa é se cuidar e estar com quem te faz bem.
Comments